Racismo Religioso No Brasil

O racismo religioso é uma forma de intolerância ou discriminação religiosa que está enraizada em preconceitos raciais contra uma fé ou crenças em particular. O conceito de racismo religioso vem do Brasil, onde ativistas usam a expressão “racismo religioso” para se referir à discriminação contra religiões afro-brasileiras como Candomblé e Umbanda. O relatório do ICCRR se concentra no Brasil porque a intolerância contra as religiões afro-brasileiras atingiu um estágio crítico em termos de gravidade e frequência de ataques

Base de Dados

Os filtros interativos abaixo permitirão que você explore os registros de casos de acordo com parâmetros, como: o tipo de intolerância religiosa, a religião da vítima e/ou do agressor e o local em que o ataque ocorreu.

Algumas considerações sobre os dados exibidos:

O “Ano de início” do caso, normalmente, se refere ao ano em que o ataque ocorreu. Para ataques contínuos ou casos que abrangem de vários anos, o caso será representado nesse filtro pelo ano correspondente à primeira data no intervalo. Você encontrará informações mais detalhadas e abrangentes sobre as datas no campo “Data” exibido na tabela.

Local do ataque” permite que você selecione entre as categorias amplas dos locais onde ocorreram os casos de intolerância religiosa. O campo “Local específico” exibido na tabela de dados contém dados mais específicos. Se você selecionar “Sítio do governo” usando o filtro Local de ataque, você verá pontos de dados em que o Local específico inclui locais específicos do governo, como “Sede do governo”, “Poder legislativo,” e “Prefeitura”.

Tipo de relacionamento refere-se à maneira como a vítima e o agressor estão relacionados. O filtro Tipo de relacionamento apresenta categorias amplas de possíveis relacionamentos, com descrições mais específicas na coluna “Relacionamento entre vítima e autor/a ” na tabela de dados. Por exemplo, se você selecionar “Escola/Educação” no “Tipo de relacionamento”, encontrará relacionamentos como “ Estudante-Professor/a ” e “Colegas” na coluna Relacionamento entre vítima e autor/a.

Para obter as descrições completas dos campos, consulte o link dicionário de dados. Para uma lista completa dos vocabulários utilizados (ou seja, os termos usados em cada campo), clique aqui.

Mapas interativos